Se você diz gostar de música boa e não ouviu os discos dessepost – na integra – trate de dar um jeito de ouvir p’ra, no fim da linha,morrer satisfeito.
Nessa postagem Álbuns #3 está a tríade do rock! Três discosfodásticos de três bandas incríveis!
Machine Head, começa destruindo com “Highway Star”, depois “MaybeI’m a Leo”, “Pictures of Home” que faz cair o queixo e “Never Before”. Ao ouviro lado A do disco, pensa-se que nada de surpreendente pode acontecer no lado B,mas ai... surge o riff mais encantador do Rock ‘n’ Roll! É “Smoke in the Water”;passa pela viagem de “Lazy” e finda com o balanço pesado de “Space Truckin”. Amúsica “When A Blind Man Cry” foi tirada do álbum – um pecado – e lançada naedição de 25 anos de Machine Head.
O primeiro disco BlackSabbath foi uma obra-prima de trabalho.Paranoid mostra que o Sabbath estava com as ideias fertilizadas; nessesegundo disco da banda o peso e as pentas da guitarra de Iommi prevalecem eencantam junto a um vocal arrepiante de Ozzy. A faixa título é um clássico doRock mundial, álias, o álbum é uma classiqueira só com “War Pigs”, “PlanetCaravan”, “Iron Man”, “Electric Funeral” e o balanço de “Fairies Wear Boots”.
O "maior" solo de guitarra do Rock está na faixa quatro dolado A desse disco na música “Stairway To Heaven”. Untitled ou Led Zeppelin IV émeu segundo álbum preferido, o disco abre com o peso de “Black Dog” e o purorock de “Rock and Roll”, passa pelo folk de “The Battle of Evermore” e“Stairway...”. O lado B, conta com o som alternativo de Bandolim e voz de “GoigTo California” e o peso de “When The Levee Breaks” com Page explorandoafinações exóticas.
Thriller é um disco que se pode dizer ser um marco não só no mundofonográfico, mas na cultura mundial; vide o passo Moonwalk de Michael Jackson no Funk “Billie Jean”, o clipe de“Thriller”, com seus mortos-vivos fazendo coreografia e tudo, que inspiramuitos filmes de zumbis até hoje. Outro clássico é “Beat It” que tem aparticipação de ninguém menos que Eddie Van Halen solando e embelezando amúsica com sua técnica apurada de guitarra. A unicidade da obra se completa comas baladas “The Girl is Mine” – participação de Paul McCartney -, “The Lady inMy Life " e "Human Nature".
Machine Head – Deep Purple, 1972
Todas as canções foram compostas por Ritchie Blackmore, IanGillan, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice.
Lado A
"Highway Star"– 6:05
"Maybe I'm aLeo" – 4:51
"Pictures ofHome" – 5:03
"Never Before"– 3:56
Lado B
"Smoke on theWater" – 5:40
"Lazy" – 7:19
"Space Truckin'" – 4:31
Formação
Vocal e harmonica: Ian Gillan
Guitarra: Ritchie Blackmore
Baixo: Roger Glover
Bateria e percussão: Ian Paice
Teclados: Jon Lord
Machine Head é o sexto álbum de estúdio da banda de rock inglesa DeepPurple. Foi gravado no Grand Hotel de Montreux, na Suíça, em dezembro de 1971,no estúdio móvel dos Rolling Stones, e foi lançado em março de 1972.
O álbum é frequentemente citado como um dos mais influentesno desenvolvimento do heavy metal como gênero musical, e é uma das gravaçõesmais bem-sucedidas da banda, liderando as paradas de sucesso em diversos paísesdepois de seu lançamento. Em 2001 a revista Qo classificou como um dos "50 álbuns mais pesados de todos ostempos".
Machine Head foi tema de um episódio da série de documentários ClassicAlbums, sobre a gravação de álbuns famosos. Foi lançado nos formatos SuperAudio CD, em 2003, e DVD-Audio, em 2001.
As condições nas quais as gravações originais foram feitassão um tanto extraordinárias. Após contratar o equipamento do Rolling StonesMobile One, estúdio móvel do Rolling Stones, a banda gravou todas as faixas eminstalações de um hotel de Montreux, sem overdubs. A letra de "Smoke onthe Water" menciona o fato, e a citação "Frank Zappa and theMothers" se refere ao show de Zappa num cassino vizinho, que se incendioualguns dias antes do início das sessões de gravação do Machine Head.
A canção "When a Blind Man Cries" também foigravada durante estas sessões, porém não foi incluída no álbum, e acabou sendousada como lado B do single "Never Before". A canção apareceu comofaixa-bônus na edição especial de 25 anos do álbum.
A turnê de promoção do MachineHead incluiu uma viagem ao Japão, que seria registrada e lançadaposteriormente como o álbum duplo ao vivo Madein Japan.
Paranoid – Black Sabbath, 1970
Todasas canções compostas por Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Bill Ward, Geezer Butler.
Lado A
1. "WarPigs" - 7:57
2. "Paranoid"- 2:52
3. "PlanetCaravan" - 4:34
4. "IronMan" - 5:56
Lado B
5. "ElectricFuneral" - 4:52
6. "Handof Doom" - 7:09
7. "RatSalad" - 2:39
8. "Fairies Wear Boots" - 6:14
Formação
Guitarra e Teclados : Tony Iommi
Baixo: Geezer Butler
Vocais: Ozzy Osbourne
Bateria: Bill Ward
Paranoid é o segundo álbum de estúdio dabanda de heavy metal, Black Sabbath. Foi lançado em 1970 no Reino Unido, no diaexato da morte de Jimi Hendrix. É o álbum mais vendido da banda, bem como donode alguns de seus maiores sucessos, como "Iron Man", "WarPigs" e "Paranoid".
LedZeppelin IV – Led Zeppelin, 1971
Lado A
"Black Dog" (Page/Plant/Jones) – 4:57
"Rock and Roll"(Page/Plant/Jones/Bonham) – 3:40
"The Battle of Evermore" (Page/Plant)– 5:52
"Stairway to Heaven" (Page/Plant) –8:02
Lado B
"Misty Mountain Hop"(Page/Plant/Jones) – 4:38
"Four Sticks" (Page/Plant) – 4:45
"Going to California" (Page/Plant) –3:31
"When the Levee Breaks"(Page/Plant/Jones/Bonham/Minnie) – 7:08
Formação
Jimmy Page: guitarra acústica, guitarraeléctrica, bandolim, produtor, remasterização, remasterização digital.
Robert Plant: voz, harmônica.
John Paul Jones: baixo, sintetizador, teclado,bandolim, gravação.
John Bonham: bateria e percussão.
Membros adicionais:
IanStewart: piano (em "Rock and Roll", nãocreditado)
Sandy Denny: voz (na faixa 3)
Led Zeppelin IV é o quarto álbum de estúdio dogrupo de rock britânico Led Zeppelin, lançado em 8 de Novembro de 1971.
Nãopossui qualquer título oficial mencionado na capa e é habitualmente designadode Led Zeppelin IV, na linha dos três anteriores registros da banda. Oscatálogos da Atlantic Records costumam usar Four Symbols (Quatro Símbolos) eThe Fourth Album (O Quarto Álbum). O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page,frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como Led Zeppelin IV, enquantoque o vocalista Robert Plant designa-o de "o quarto álbum, maisnada".
É umdos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidassomente nos Estados Unidos. As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de37 milhões de cópias.
Thriller - Michael Jackson, 1982
1. "Wanna Be Startin' Somethin'” (Michael Jackson) - 6:03
2. "BabyBe Mine" (Rod Temperton) - 4:20
3. "TheGirl is Mine" (Michael Jackson) - 3:42
4. "Thriller"(Rod Temperton) - 5:58
5. "BeatIt" (Michael Jackson) - 4:18
6. "BillieJean" (Michael Jackson ) - 4:54
7. "HumanNature" (John Bettis, Steve Porcaro) - 4:06
8. "P.Y.T.(Pretty Young Thing)" (James Ingram, Quincy Jones) - 3:59
9. "TheLady In My Life" ( RodTemperton) - 4:59
Thriller é o sexto álbum de estúdio docantor e compositor norte-americano Michael Jackson. Foi lançado em 30 denovembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi umgrande sucesso de crítica e público. Thrillerexplora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop, soul, R&B e o rock.
Empouco mais de um ano, o álbum se tornou - e continua a ser, até 2010 - o álbummais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas por diversas fontes entre65 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo, e está empatado com o álbum Their Greatest Hits (1971-1975), dabanda Eagles, como o álbum mais vendido nos Estados Unidos. O álbum conquistouum recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984. O livro Guinness dosRecordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 140milhões de pessoas até 2006.
Thrillersolidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim doséculo XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas apariçõesna MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. Oálbum foi o primeiro a usar com sucesso o videoclipe como ferramentapromocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e"Beat It" eram exibidos constantemente na MTV, e foram considerados"inovadores" para a época.